Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Resultado da Busca

A busca para o autor ou coautor encontrou: 1 resultado(s)


Perfil Epidemiológico das Internações em Enfermaria Pediátrica do Hospital Geral de Nova Iguaçu

Costa, D.S.; Nanci, N.O.; Barbosa, D.P.; Leão, J.H.H.; Tonassi, C.L.

Revista de Pediatria SOPERJ - V.15(supl 1), Nº2, p40, Março 2015

Resumo

INTRODUÇÃO: A internação de crianças em enfermarias pediátricas, entre outros motivos, visa à investigação de sintomas não diagnosticados e, principalmente, ao acompanhamento evolutivo diário das morbidades, promovendo o cuidado ideal às crianças enfermas, de tal forma a propiciar a cura das doenças, bem como favorecer o crescimento e desenvolvimento salutar dos pacientes.
OBJETIVO: Conhecer as principais causas de internação na enfermaria pediátrica do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) no período de maio a agosto de 2014.
MATERIAL E MÉTODO: Os dados foram coletados a partir da consulta de prontuários referentes a 224 internações, sendo 130 (58%) do sexo masculino e 94 (42%) do sexo feminino, todos incluídos na faixa etária de 0 a 12 anos de idade.
RESULTADOS: A causa mais frequente de internação na enfermaria foi a infecção de vias aéreas inferiores (27%), subdivididas em pneumonias e suas complicações (35%), bronquiolites isoladas (32%) e bronquiolites associadas a pneumonias (33%). Em segundo lugar sobressaíram as lesões decorrentes de traumas (20%), e a grande maioria envolveu lesões osteomusculares, incluindo fraturas e lesões de partes moles (80%), seguidas por queimaduras (18%) e TCE (2%). Em destaque, observam-se também as piodermites (15%) entre todas as internações, incluindo em grande parte, as celulites (58%), os abscessos (36%) e os impetigos (6%). As demais causas de internação mais importantes foram os pós-operatórios de apendicectomia (13%), as infecções do trato urinário (5%), as infecções osteoarticulares (3%) e as internações por outras causas de menor prevalência, mas não menos importantes (20%).
CONCLUSÃO Os dados levantados indicaram a alta prevalência de internações por infecções de vias aéreas inferiores, lesões traumáticas, piodermites e pós-operatórios de apendicectomias e poderão subsidiar estudos futuros, visto que há pouca literatura sobre o perfil epidemiológico de pacientes internados em enfermarias pediátricas. Além disso, poderão subsidiar a atuação prática do próprio serviço.

 

Responsável
ELIZABETH ZARONI MEGALE


Palavras-chave: